Novilho de Paris encanta franceses e o mundo
Boi Novilho de Paris O bumba meu boi é uma das maiores referências culturais do Maranhão. É pela força ancestral, pureza, bailado sinônimo fé e devoção, que fez a brincadeira tornar-se Patrimônio da Humanidade. Ganhar o mundo em seus diversos sotaques e encantar como uma obra-prima de domínio público. Os franceses que o digam através do Coletivo Novilho de Paris, idealizado pelo músico maranhense Isaías Alves.
O Boi cruzou o Atlântico: A riqueza sonora e cultural do Bumba Meu Boi encanta Paris às margens do Sena. Foto: Maiza Cordeiro
Enfim, na tarde calorosa do último dia 20 de julho, à beira do Rio Sena, o grupo Novilho de Paris realizou uma apresentação inédita e histórica, reafirmando o poder ancestral da cultura popular maranhense em solo francês. A segunda apresentação oficial do projeto trouxe à capital da França a força vibrante do Bumba Meu Boi, em uma intensa mistura de cores, sons e tradições que emocionou o público parisiense.
Novilho de Paris faz a alegria das pessoas às margens do Rio Sena. Foto: Maiza Cordeiro
O Novilho de Paris é fruto de mais de vinte anos de pesquisa e vivência do músico, pesquisador e mestre maranhense Isaías Alves. Fundado com o propósito de dar continuidade à brincadeira, ampliar o alcance do bumba meu boi e conectar seus diversos sotaques aos públicos europeus, o grupo reúne músicos brasileiros e locais, que conseguem transmitir a essência e a alegria desse festejo popular.
“Foi simplesmente maravilhoso a segunda apresentação oficial do grupo”, relembra Isaías, emocionado. “Em pouco tempo, consegui transmitir os fundamentos da tradição, especialmente as células rítmicas dos pandeiros nos sotaques Matraca, Zabumba e Pindaré. A participação do público, que dançou, vibrou e se entregou à festa, foi emocionante.”
Isaías Alves, baterista e criador do Novilho de Paris, reafirmando o poder ancestral da Cultura Popular do Maranhão.
Instagram @novilhodeparis #cultura #bumbameuboi #maranhao #folclore



COMENTÁRIOS